Jovens criam movimento independente no Nadadouro
João Martinho, de 26 anos, lidera o grupo independente Movimento pelo Nadadouro (MPN), candidato às próximas eleições autárquicas.
Com uma equipa composta maioritariamente por jovens qualificados, este movimento pretende “agitar as águas” naquela freguesia e conseguir concretizar alguns projectos, como a instalação de uma farmácia, de uma extensão de saúde e de um lar para idosos.
A falta de oposição efectiva no Nadadouro e a “estagnação” em que a freguesia se encontra levou João Martinho e alguns amigos a organizar um movimento independente para concorrer às próximas eleições.
“Acho que não têm sido feitas grandes obras durante o período em que o actual presidente já ocupa o cargo e penso que o Nadadouro já podia estar noutro patamar”, afirma o líder do movimento, que não se revê em nenhum dos outros partidos que concorrem aquela freguesia.
O MPN é composto por 16 elementos, dos quais cerca de 90% têm menos de 30 anos, mas tal não é sinónimo de falta de experiência, afiança João Martinho, realçando que concorrem para “agitar as águas” e mudar alguma coisa na freguesia.
Ainda não possuem um programa eleitoral porque será feito com base nas ideias e sugestões que resultem de um questionário que estão a efectuar à população. No entanto, há várias coisas que defendem para a freguesia, nomeadamente de apoio aos mais novos e aos idosos.
Entre os seus objectivos estão a instalação de uma farmácia e de uma unidade de saúde familiar, ou posto de saúde, justificando que a freguesia “é muito envelhecida e necessita desse tipo de cuidados”.
Direccionado para a terceira idade, defendem a construção de um lar e a criação de um gabinete de apoio ao idoso, que os irá ajudar a tratar de assuntos em que tenham alguma dificuldade. “Esse apoio poderá depois ser alargado à ajuda de pequenos serviços domésticos na casa dos idosos, em parceria com a autarquia”, acrescenta.
A pensar nos mais jovens, o MPN quer criar uma biblioteca na localidade, uma vez que actualmente existe apenas uma “prateleira com livros” na Junta de Freguesia, um espaço que não consideram o ideal. No novo local da biblioteca pretendem também instalar um conjunto de equipamentos para possibilitar aos jovens diversas actividades lúdicas. Outra das apostas é a instalação de um serviço de internet sem fios, que contemple a zona da escola. Pretendem utilizar os custos utilizados com a escola e Junta de Freguesia para aplicar numa rede wireless (sem fios) mais abrangente.
Elevação a vila como objectivo último
Também “essencial” é a colocação de mais caixotes do lixo, mais iluminação e o alcatroamento de algumas estradas. Neste último caso, João Martinho reconhece que em ano de eleições é colocado muito alcatrão, mas considera que o critério utilizado “não é o mais eficiente para os recursos que existem”.
Todos estes melhoramentos e criação de equipamentos têm por objectivo a apresentação futura de uma proposta de elevação do Nadadouro a vila.
Esta candidatura está também atenta às questões da lagoa de Óbidos e pretende ser uma voz mais activa no processo. Na opinião de João Martinho, a Junta de Freguesia da Foz do Arelho e a Câmara das Caldas “têm-se mexido muito mais do que a Junta do Nadadouro e nós somos parte interessada também”. O jovem, estudante de Direito, diz mesmo que é necessária uma solução para a lagoa e, caso as outras instituições tardem numa resposta, ponderam mesmo ir até Bruxelas, “pois há apoios para o meio ambiente”.
Defendem ainda a criação de uma associação das quatro freguesias em redor da lagoa - Foz do Arelho, Nadadouro , Santa Maria e Vau - para terem em conjunto uma voz mais forte e reivindicativa.
Um sinal do apoio da população a esta candidatura foi dado na facilidade de obtenção das assinaturas (70 quando bastariam 52 para formar um movimento independente) que foi realizada em poucos dias. Depois disso, conta o candidato, já houve várias pessoas a manifestarem-lhe o seu apoio, muitas delas simpatizantes de forças politicas que concorrem à freguesia. Também o facto de um canal televisivo o ter entrevistado, dado ser um dos mais jovens candidatos do país às autárquicas, aumentou a popularidade do movimento.
Tudo isto leva João Martinho a acreditar num bom resultado a 11 de Outubro. “O nosso objectivo é ganhar a Junta, mas se não o conseguirmos não vamos desistir, vamos participar e dar as nossas ideias”, garante.
A concorrer a esta freguesia, que conta com cerca de 1400 eleitores, estão também o BE, CDU, PS e PSD.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe um comentário muito obrigado. MPN - Movimento Pelo Nadadouro