Comunique os problemas na sua Rua através do nosso formulário aqui.

Comunicado do MPN - Eleição dos vogais da Junta de Freguesia e Mesa da Assembleia de Freguesia do Nadadouro


 
O Movimento pelo Nadadouro gostaria em primeiro lugar de felicitar todos os eleitos da freguesia do Nadadouro e todos aqueles que durante este mandato irão ocupar os vários órgãos da freguesia, Junta e Assembleia de Freguesia. Desejamos igualmente que os respectivos eleitos possam dar o seu melhor em prol da freguesia, que cumpram o prometido na campanha eleitoral, que sejam transparentes no seu trabalho e que saibam escutar as opiniões de todos.
Gostaríamos igualmente de agradecer a todos os que apoiaram o MPN, tanto em altura de eleições, como no período pós-eleitoral. A todos os que deram o apoio, a força e que contribuíram com a sua presença, o nosso Muito Obrigado.
Apesar de já ter sido apresentado um comunicado a esclarecer a posição do MPN, relativamente à eleição dos vogais para a Junta de Freguesia e dos Membros da Mesa da Assembleia de Freguesia, ainda existem algumas questões por esclarecer, o que será feito seguidamente.
É verdade que foi apresentada a proposta do MPN ter um elemento na Junta de Freguesia, como Tesoureiro, mas a proposta não se limitava a isso, incluía também um elemento do MPN como 1º Secretário, ficando o PSD com o presidente da mesa. Como o MPN indicou no comunicado anterior, estaríamos sempre disponíveis para dialogar com todas as forças políticas e procurar consensos, mas não serviríamos de “muleta” para ninguém, nem daríamos o nosso contributo para soluções que visassem manter o actual estado de coisas.
O MPN foi eleito com base num programa eleitoral, com ideias bem definidas e com um discurso de mudança. Apesar do MPN não ter obtido a vitória nas eleições, obteve uma votação que lhe permitiria colocar em prática algumas das suas ideias, cumprindo a vontade popular. Não seria obviamente pela proposta de um lugar de tesoureiro e um de 1º secretário da mesa, que iríamos abdicar de tudo aquilo que dissemos em campanha eleitoral e das nossas ideias.
Estão os Portugueses sobremaneira habituados, tanto a nível nacional como local, que se prometam coisas em campanha eleitoral e depois se faça o seu contrário ou que se abdique de princípios e ideias em troca de um lugar, mas o MPN não actua desta forma.
A vontade popular definiu que se deveria trabalhar em conjunto, com partilha de ideias, princípios e cargos, não que fosse dado aval a uma maioria que não saiu de eleições. Foi a ideia de partilha e não a de “domínio”, que saiu das eleições. Foi nessa base, cumprindo a vontade popular, que o MPN não aceitou a proposta do PSD e apresentou uma proposta alternativa.
O PS deu a sua concordância à proposta apresentada pelo PSD e tem neste momento um elemento na Junta de Freguesia, a Tesoureira e o 1º Secretário da mesa da Assembleia de Freguesia.
O MPN sempre demonstrou abertura para trabalhar com outras forças e apresentou propostas nesse sentido, não existindo concordância da outra parte para esse fim. O MPN está, como sempre esteve, disponível para trabalhar, apresentar as suas ideias e propor alternativas e vai lutar sempre por uma freguesia diferente, uma freguesia melhor.
 
Como para o MPN a transparência nunca foi, nem será, problema, iremos publicar todo o trabalho desenvolvido por este movimento, tanto na Assembleia como fora dela e pedimos à população que faça a devida avaliação desse trabalho, como até aqui tem feito.
Gostaria o MPN também de esclarecer que, apesar de alguns elementos deste movimento não terem actualmente residência na freguesia isso não impedirá, como até aqui não impediu, o MPN de ter pleno conhecimento dos problemas existentes na freguesia, de receber as queixas dos seus habitantes e de tentar resolver os seus problemas.
O MPN conhece bem todas as zonas da freguesia e os limites desta, incluindo os problemas que aí existem. Não nos lembramos destas e de outras zonas apenas em altura de campanha, mas durante todo o mandato.
Se ter residência na freguesia fosse sinónimo de resolução de problemas, não existiriam sinais ferrugentos bem no centro desta, falta de limpeza em várias zonas e estradas apenas próprias para fazer rally. O que conta é o conhecimento, a capacidade, a vontade, o saber ouvir e uma ligação forte com a freguesia, que todos os elementos do MPN possuem.
O MPN demonstrou ao longo de todo o processo de escolha dos membros dos órgãos da freguesia, que sabe estar, que não recorre ao insulto ou à crítica fácil, que negoceia nos locais devidos, que não responde a provocações e pressões, que respeita a vida privada e pessoal de todos, sejam candidatos ou não, que existem valores e princípios que não se trocam por “cargos” nem por outra coisa, seja ela qual for, que respeita a vontade popular e que cumpre o que prometeu em campanha.
Se o MPN pretendesse “cargos” ou “títulos”, teria aceitado a proposta apresentada pelo PSD, o que não aconteceu, pois os valores e os princípios de quem ocupa o cargo são mais importantes que apenas o cargo em si e a vontade popular é mais importante que um título. Respeitamos quem confiou no MPN, o resultado eleitoral e a palavra dada á população e foi sempre nessa base que apresentámos as nossas propostas.
Após uma campanha com um discurso de mudança, de propostas para uma freguesia melhor e de alteração do actual estado de coisas, não se compreenderia que o MPN contribuísse para a manutenção desse mesmo estado de coisas. Sabemos construir pontes e estamos disponíveis para as construir, mas nunca construiremos pontes para o abismo.
O carácter, a integridade e a maturidade não se medem pelas palavras nem pela idade, mas pelos actos e todo este percurso fez transparecer a medida dessas qualidades em cada um dos seus intervenientes.
Gostaria o MPN de indicar que continuará a não responder a provocações, críticas destrutivas e ataques pessoais, nem servirá para alimentar conflitos, pois a melhor resposta a estas situações é o silêncio. Responderemos sim a todas as questões que queiram colocar e a todas as críticas construtivas que queiram fazer.
Trataremos sempre todos de forma igual, com cordialidade e com o respeito que nos merecem, pois a relação entre as pessoas não deve ser ditada pela cor politica ou pelo confronto de ideias. 
O MPN tem um grupo unido, forte, com pessoas competentes e trabalhadores, e como ficou provado, não cede, nem cederá a pressões, nem abdicará dos princípios com que foi eleito.
Estaremos no entanto, sempre disponíveis, para dialogar e procurar a melhor solução para os problemas da freguesia.
Apelamos à população do Nadadouro para que participe nas Assembleias de Freguesia, apresente as suas propostas e problemas que pretende ver resolvidos, exija a resolução dos mesmos, e no final do mandato, faça a devida avaliação sobre a prestação de cada uma das forças políticas. Saberemos informar e responder à vontade da população.
 
O Movimento pelo Nadadouro

4 comentários:

  1. O que é servir de "muleta"? É ser o tesoureiro? Sim, porque queriam a todo o custo obter o cargo de secretário... afinal qual é a diferença? O secretário já não é muleta?
    Pessoalmente, não entendo a vossa teimosia. O PSD sempre disse que partilharia a junta convosco, e vós, o segundo partido votado, nunca aceitaram porque não querem ser a muleta dos outros. Que explicação tão estranha! Pouco digna de quem aprendeu a defender as suas ideias, levando o outro onde quer!
    Mais quando perguntam o que vai acontecer ao PSD e ao PS daqui a 4 anos, eu pergunto, o que teria acontecido se o MPN teria tido o cargo de secretário?
    PAREM DE UMA VEZ POR TODOS COM ESTAS HISTÓRIAS DE RECREIO... E SUBAM UM POUCO MAIS ALTO!
    Ah!!!! já sei, este comentário vai ficar no lixo... mas não faz mal! Vocês gostam de falarem sozinhos, pois assim tem sempre razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Como está?

      Por forma a esclarecer as suas questões, iremos em primeiro lugar explicar a questão da "muleta". Pode confirmar a definição de "muleta" na seguinte página da Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Muleta.
      A muleta serve de apoio a um corpo que, normalmente, apresenta fracturas ou outro tipo de incapacidade e por esse motivo não se consegue apoiar sozinho. Acontece exactamente essa questão em relação ao partido que venceu as eleições, mas ficou sem a maioria. A solução, bem explícita no resultado eleitoral, não seria a existência de "muletas", mas um corpo novo, renovado, a trabalhar em conjunto.
      As propostas apresentadas não incluem apenas a questão do Tesoureiro ou Secretário, apresentam mais que isso e é necessário fazer uma apreciação global das propostas. Na freguesia existem dois órgãos e não se pode apenas analisar questão da Junta, tem que se analisar o conjunto, para além da questão mais importante, a vontade popular, expressa nas eleições e que ditou a minoria do partido vencedor.
      Em relação à teimosia podemos também analisar a teimosia do PSD na questão do secretário, quando já tinha apresentado dois nomes diferentes para o cargo.
      O MPN vai-se apresentar a eleições de consciência tranquila, pois cumpriu aquilo que era a vontade popular e o que prometeu em campanha eleitoral.
      História de recreio é recorrer ao insulto, à gritaria ou ao ego, para responder a uma opinião contrária, quando não se tem argumentos válidos para o fazer.
      O MPN nunca subirá para lado nenhum, à custa dos valores e princípios que defende.
      O MPN responde a todas as questões e críticas construtivas que existam, mas não responderá a insultos, provocações e críticas destrutivas. Talvez por este motivo algumas pessoas tenham a noção de que o seu comentário vai para o lixo ou que falamos sozinhos. É apenas uma questão de entendimento de como deve ser uma conversa entre pessoas civilizadas e a conversa já poderá ter lugar.
      De qualquer forma, não apagamos comentários e abrimos espaços próprios, que não são pagos com os impostos de todos nós, para que esses mesmos comentários tenham lugar.

      Eliminar
  2. O MPN errou ao não aceitar o lugar de Tesoureiro e teimar com o lugar de Secretário... o "valor e/ou poder" de um cargo ou do outro é o mesmo... Francamente o MPN perdeu uma oportunidade de fazer parte da gestão da freguesia e de finalmente participar na mesma... no dia-a-dia uma junta de freguesia não é gerida por partidos mas sim por uma equipa composta por 3 pessoas. E tem que haver entendimento... e estou certo que o MPN não seria muleta... mas sim parte de decisões! Por vezes contrárias à vontade do MPN mas em outras situações o MPN conseguiria prevalecer as suas ideias e capitalizar. A democracia é mesmo isto... debate de ideias e negociação... e negociação é haver cedências de parte a parte...
    O lugar de Tesoureiro na Junta e os 4 membros na assembleia seria uma excelente condição para o MPN e para quem vos elegeu... a condição de 4 membros apenas na assembleia acaba por desiludir quem em vós votou. Pois fica a sensação que não estiveram à altura e não souberam aproveitar a oportunidade que o povo vos deu de mostrar o que valem ao participar na gestão da junta.
    Ao serem apenas elementos da Assembleia, certamente que nem uma ideia conseguiram fazer vingar... ao serem elementos da Junta seria bem diferente...
    http://www.youtube.com/watch?v=aMKHMcS7X3g - hoje soube-me a pouco, certamente que a vcs tb.
    A opinião de quem simpatizava com o MPN e ficou desiludido convosco e com o desfecho e forma como geriram este processo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo

    Como está?

    Todos erram, mas só o tempo mostrará quem errou nesta situação e não nos parece que tenha sido o MPN. De qualquer forma o tempo será o melhor para fazer transparecer todas as questões.
    Devemos esclarecer que os cargos de Secretário e Tesoureiro não são iguais, não têm as mesmas funções e mais uma vez indicamos que as propostas apresentadas não se limitavam a estes dois cargos. É necessário fazer a leitura global.
    O MPN não teimou com coisa nenhuma, pois quem apresenta as propostas é a Presidente e é a ela que cabe mudar essas mesmas propostas, como aliás mudou a proposta de Secretário, apresentando dois nomes diferentes. Está bem claro quem teimou, mas não foi o MPN.
    O MPN não quer fazer parte apenas para fazer parte ou para "ganhar" anos à frente de um cargo. Não queremos ver os anos passar, mas intervir directamente e trabalhar a sério, uma mudança em relação ao que se tem verificado actualmente.
    A Junta é efectivamente gerida por pessoas, mas também deve ser gerida para as pessoas e não para os partidos nem para as eleições e foi por respeito a essas mesmas pessoas que tomámos a nossa posição.
    Concordamos em absoluto, a democracia é debate de ideias e negociação e na negociação deve haver cedências de parte a parte, mas quando se apresentam apenas nomes da própria lista para a Junta, toda a conversa de cedências cai por terra.
    Democracia é, nós fazemos, não é, eu faço e os outros obedecem.
    A melhor condição para o MPN, é cumprir o que prometeu em campanha eleitoral, não um título.
    Desilusão para os que em nós votaram, seria prometermos uma coisa e fazermos outra, seria prometer mudança e compactuar com a estagnação.
    Saberemos sempre estar à altura de todas as responsabilidades e quando surgir a oportunidade de verdadeiramente mostrar o nosso valor, lá estaremos para a aproveitar. Queremos oportunidades para trabalhar e mudar a freguesia, não para ter apenas um cargo. Já existem demasiados políticos à procura destas últimas oportunidades e alguns só não procuram mais porque a lei não lhes permite.
    Na Junta a última palavra cabe à Presidente e tendo em conta a "abertura" até aqui demonstrada pela mesma, não nos parece que fosse mais fácil fazer prevalecer as ideias do MPN neste órgão. Além disso, é a Assembleia que detém as competências mais importantes e se realmente existir vontade em trabalhar em conjunto, certamente que as ideias do MPN serão ouvidas.
    Mais importante que lugares é saber manter os princípios e os valores.
    Como diria Sérgio Godinho "Só há Liberdade a sério quando houver Liberdade de decidir e mudar" e o MPN quer Liberdade e democracia a sério.
    Só saberá a pouco para quem está dependente do muito ou pensa que o muito é seu por herança.
    Conhecemos bem a opinião de quem simpatiza com o MPN, assim como da população do Nadadouro, e por isso mesmo estamos tranquilos com as decisões tomadas.
    O tempo mostrará quem está desiludido e a medida dessa desilusão.

    ResponderEliminar

Deixe um comentário muito obrigado. MPN - Movimento Pelo Nadadouro